tira_maos

O Centro de Educação e Formação Profissional Integrada é um Centro de Recursos Especializado no âmbito da formação profissional e emprego de pessoas com deficiência intelectual e dificuldades de integração sócioprofissional, posicionando-se como parceiro estratégico nos processos de inclusão.

Integra a Rede de Centros de Gestão Participada do Instituto de Emprego e Formação Profissional desde 1981, através de um protocolo estabelecido entre o IEFP e o MADI e abrange toda a região Norte do país, com particular incidência na área metropolitana do Porto.

Aposta numa diferenciação da sua prática, através da inovação e construção de respostas de qualificação centradas nas Pessoas com Deficiências e Incapacidades, desenvolvidas por uma equipa pluridisciplinar especializada, comprometida com a Qualidade e a melhoria contínua.

Atua na mobilização das empresas, entidades públicas, instituições de solidariedade social e estruturas da sociedade civil, como parceiros fundamentais na abertura à formação em contexto real de trabalho e à colocação em mercado aberto dos públicos mais vulneráveis à exclusão.

Presta serviços de: Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e o Emprego; Apoio à Colocação e Acompanhamento Pós-colocação; Avaliação da capacidade de trabalho; Prescrição de produtos de apoio; Parecer e apoio no domínio da avaliação das adaptações de postos de trabalho e eliminação de barreiras arquitetónicas; Apoio às empresas no domínio da empregabilidade (emprego em mercado de trabalho com ou sem apoio); Emprego Protegido.

Ao longo da sua existência, o CEFPI desenvolveu uma intervenção centrada nas necessidades e expetativas das pessoas com necessidades especiais, privilegiando a autodeterminação e qualidade de vida.

Esta Intervenção fundamenta-se numa cultura de parceria e compromisso social mobilizadora de recursos para a inclusão.