Divulgação do Projecto Sign and Sound Theatre

O espectáculo O AQUI da CiM – Companhia de Dança vai estar em cena  27 e 28 de Outubro no Teatro Nacional São João.

Para além deste espectáculo, a Vo’Arte e o TNSJ apresentam uma programação complementar – uma oficina de dança inclusiva com Ana Rita Barata e os bailarinos da CiM, um masterclass sobre os processos criativos e de produção da CiM, e a exposição “Etéreo” de João Ribeiro com desenhos que invadem o espaço cénico d’O AQUI. Tudo com entrada livre.

As participação nestas atividades carecem de inscrição. A ficha para a Oficina (Link para a ficha de inscrição) que deverá ser enviada preenchida para relacoespublicas@tnsj.pt. Para o masterclass pode usar o mesmo email apenas dando indicação do nome, contacto e que quer comparecer.

Projeto Bandeira Azul

A convite da Unidade Orgânica Educação Ambiental da Águas do Porto, os formandos do CEFPI participaram no Projeto subordinado ao tema Bandeira Azul 2017 “O teu Planeta é a tua Terra”. Para o efeito prepararam e fizeram apresentações dos seus trabalhos no Auditório do CEFPI, nos dias 28 e 29 de junho. Os resultados foram surpreendentes e mereceram rasgados elogios por parte dos promotores da iniciativa.

Workshop “Abordagem da Comunicação Concreta – intervenção nas pessoas com PEA” no âmbito do Projeto For PEA – ERASMUS+

Realizou-se em 20 de junho, no CEFPI, o Workshop “Abordagem da Comunicação Concreta – intervenção nas pessoas com PEA” no âmbito do Projeto For PEA – ERASMUS+, com o objetivo de divulgação dos resultados do Projeto e na perspetiva de abrir um espaço de partilha e aprendizagem, para os profissionais, famílias e intervenientes da comunidade, que promova o trabalho em rede a Qualidade de Vida e a Inclusão.
O Workshop contou com a presença da Provedora Municipal dos Cidadãos com deficiência, Arq. Lia Ferreira, a Diretora do CEFPI, Dr.ª Olga Figueiredo e como oradores a responsável pela Coordenação Técnica do Projeto, Dr.ª Laurentina Santos e o formador Doutor Steven Degriek, especialista, investigador e co-fundador do Centro “Autisme Centraal”, Bélgica.
O Projecto For Pea correspondeu às necessidades de resposta adequadas às pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo, que ao terminarem o seu percurso escolar não dispõe de serviços de continuidade no sentido de as ajudar a desenvolver projetos de desenvolvimento vocacional, integração laboral e vida independente.
Foram realizadas mobilidades de Jobshawding e eventos de formação em Centros de referência de Espanha, Escócia e Bélgica, com o objetivo de capacitar a equipa de formadores e técnicos, desenvolvendo competências para a criação e/ou adaptação de metodologias, programas e instrumentos adequados ao processo de transição para a vida ativa.

O CEFPI participa no Projeto ACCESS – ERASMUS+

O CEFPI participa no Projeto ACCESS – Parceria estratégica Erasmus +, que tem como principal objetivo a criação de um guia de boas práticas para os atores da formação profissional em termos de acesso e apoios à educação e formação profissional ao longo da vida, desenvolvido através de estudos comparativos, visitas de estudo e criação de vários instrumentos de apoio.
A entidade responsável pelo projeto é o l’INS HEA (Institut national supérieur de formation et de recherche pour l’éducation des jeunes handicapés et les enseignements adaptés) e tem como parceiros a l’Association Geist 21 Mayenne – França, o Instituto Politécnico do Porto (IPP -ESE) e o National Development Team for Inclusion (NDTI) – Inglaterra.
Neste âmbito foi realizada uma visita de estudo a Londres, que decorreu entre os dias 12 e 16 de Junho 2017, com o objetivo de identificar boas práticas no acompanhamento dos jovens com deficiência intelectual no apoio ao acesso a emprego: no percurso formativo; no apoio à construção do seu projeto profissional; no acesso e manutenção do emprego .Participaram nesta visita de estudo, uma formanda e uma técnica do CEFPI, uma encarregada de educação, uma representante de uma entidade empregadora, representantes do IPP e as equipas dos países parceiros.
Esta mobilidade foi uma excelente oportunidade para partilhar experiências com formandos, estagiários e pessoas já colocados em empregos remunerados, empregadores e mediadores, de diferentes territórios e contextos – Centro de Formação e Educação; Hospital; IPSS, Hotel e Cafeteria- possibilitando o contacto com a realidade de Inglaterra no domínio da inclusão no mercado de trabalho.
Estão agendadas novas mobilidades em França e em Portugal ao longo de 2017.

Visita de Sua Exª a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência ao CEFPI / Seminário EMPREGO APOIADO-novas práticas de inclusão

P28

No âmbito das comemorações dos 35 anos do CEFPI, tivemos a honra de receber, no dia 11 de março, a Exª Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dr.ª Ana Sofia Antunes, para uma visita ao CEFPI – Enclave de Produção, Gaia e CEFPI – Centro da Vilarinha, Porto. Participaram na visita o  Exº Sr. Delegado Regional do IEFP, Dr. António Leite e a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Dr.ª Elisa Cidade. A visita foi acompanhada pelo Presidente do Conselho de Administração do CEFPI, Dr. Domingos Araújo e pelo Vogal,  Eng. Mário Coelho e orientada pela Diretora, Dr.ª Olga Figueiredo e Coordenadoras, Dr.ª Sofia Melo, Dr.ª Lurdes Fesch, Dr.ª Adelina Freitas e Dr.ª Elisabete Amado.
De tarde decorreu no auditório do CEFPI o seminário EMPREGO APOIADO – novas práticas de inclusão, presidido por sua Exª a Secretária de Estado .
Na sessão de abertura estiveram presentes: o Presidente do Conselho de Administração do CEFPI, Dr. Domingos Araújo, a Provedora Municipal dos Cidadãos com Deficiência, Arq. Lia Ferreira, o Vice-Presidente da Associação Empresarial de Portugal, Dr. Luís Miguel Ribeiro, o Delegado Regional do IEFP,IP, Dr. António Leite  e  a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dr.ª Ana Sofia Antunes.
A sessão de encerramento foi presidida pelo Presidente do INR-Instituto Nacional de Reabilitação, Dr. José Madeira Serôdio.

Este Seminário possibilitou a reflexão sobre a importância do Emprego Apoiado para a Qualidade de Vida dos cidadãos e a necessidade de mobilização da comunidade, dos seus atores e dos recursos para a integração das pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho e a concretização de uma sociedade Inclusiva.

VER PROGRAMA

Seminário – EMPREGO APOIADO – novas práticas de inclusão

convite

 No âmbito das Comemorações dos 35 anos do CEFPI, temos a honra de convidar Vª Exª para participar no Seminário “Emprego Apoiado – novas práticas de Inclusão”, que se vai realizar no dia 11 de março, pelas 14.30h, no Auditório do Centro da Vilarinha. Este Seminário visa promover a  reflexão sobre a importância do   Emprego Apoiado para a Qualidade de Vida dos cidadãos e a necessidade de mobilização da comunidade, dos seus atores e dos recursos para a integração das pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho e a concretização de uma sociedade Inclusiva.

Link para Inscrição

Programa

PARABÉNS CAMPEÕES

“O DESEJO É A CHAVE PARA A MOTIVAÇÃO, MAS É A DETERMINAÇÃO E COMPROMISSO DE UMA BUSCA INCESSANTE DE SEU OBJETIVO, UM COMPROMETIMENTO COM A EXCELÊNCIA, QUE LHE PERMITIRÁ ALCANÇAR O SUCESSO QUE VOCÊ PROCURA”

Mario Andretti – Piloto, Campeão de Formula 1 em 1978.EURO_Hockey_Logo_FLYERZ

HOQUEI-300x188

.

Vale a pena…
Sérgio Reis, Patrícia Saraiva e Emanuel Sá são a prova de que quando nos empenhamos em algo que gostamos conseguimos alcançar os objetivos a que nos propomos.

De 24 a 27 de Agosto de 2015 em Londres, estes jovens representaram Portugal e foram CAMPEÕES EUROPEUS DE PARAHÓQUEI.

.

Sessão experimental de ParaHóquei

Decorreu no passado dia 20 de Março o 10º Encontro de Demonstração de ParaHóquei promovido em parceria com a FPH e a ANDDI.

Além dos responsáveis pelo projeto, estiveram presentes a Diretora e os membros do Conselho de Administração do CEFPI e o Delegado Regional do IPDJ.

 

Seminário “Novas Medidas: Novos Horizontes”

logo_seminario

O CEFPI, realizou a 6 de Dezembro de 2013 o Seminário “Novas Medidas, Novos Horizontes” sobre novos modelos e práticas de inclusão das Pessoas com Deficiências e Incapacidades.

Tema
Espaço de reflexão para agentes económicos e da comunidade sobre o Novo Quadro de Medidas de Apoio à Inserção profissional de Pessoas com Deficiências e Incapacidades

Oradores Convidados
Portugal e Espanha

Destinatários
Representantes de Organizações de Reabilitação, Empresas, IPSS, Autarquias, Serviços de Emprego e de Saúde

Contacto

cefpi@cefpi.pt

Programa

Inscrições On-line